Jornalista com diploma - TCC aprovado!

19 janeiro

Exalando tranquilidade #sqn
Este post é para compartilhar com vocês a minha aprovação do meu Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Para os que caíram aqui de para quedas e até mesmo os que já me acompanham acho que nunca comentei que este blog é o meu trabalho de conclusão de curso!

Sim, o Pautando Estilo é o meu TCC! Sou graduanda em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e na última semana aconteceu a minha defesa. Mas chegar até lá e defender não só o meu diploma mas o blog no qual coloquei todo o meu esforço e dedicação não foi fácil. Ninguém disse que seria.

No sétimo período eu tinha que decidir qual seria o tema do meu TCC, a ideia era a princípio falar de uma revista publicada aqui no Piauí e abordar questões como a formação da identidade e memória piauiense através daquela publicação. O tema renderia uma monografia bacana e eu certamente tinha afinidade com o tema, mas não estava feliz.

Não sei como funciona em outras universidades, mas onde eu estudo, o aluno de jornalismo tem várias opções de TCC's. Temos a monografia tradicional e os trabalhos práticos onde podemos produzir revistas, jornais, programas de TV e rádio, documentários, blogs, entre outros produtos, e, juntamente com o projeto devemos entregar um relatório técnico-científico similar a uma monografia, porém um pouco menor.

Durante a defesa
As opções eram muitas. Pensei em várias coisas, mas nada agradava. Foi aí que Deus me mandou uma luz! Lembrei do meu blog (o extinto Fashionistas Assumidas) e foi aí que eu decidi o que seria o meu TCC: um blog de moda.

Quem opta por um projeto prático deve trazer algo novo, algo que não esteja no mercado. O Fashionistas Assumidas infelizmente não se enquadrava neste quesito, já que estava há quase dois anos no ar. Desta forma tomei a decisão radical de retirar o blog do ar. Sim, eu joguei o trabalho de dois anos fora.

Mas porque eu fiz isso? Porque não poderia administrar dois blogs e isso comprometeria a qualidade do conteúdo oferecido por ambos. Não pude deixar de ficar triste, mas como diz o ditado é pra frente que se anda!

A banca avaliadora e minha orientadora
Foram cinco meses de planejamento até a primeira postagem do novo blog ir ao ar. A escolha de um novo nome, compra de domínio, layout, compra de materiais como tripés e iluminação, planejamento de posts e o maior desafio: colocar um canal no Youtube.

Durante a graduação fiz trabalhos como programas de TV, reportagens, documentários e tentei participar ao máximo de todos os processos da produção à edição. Tinha as noções básicas de como as coisas funcionam. Então por que a preocupação com o canal no Youtube? Por que eu iria trabalhar sozinha! Sem ninguém para me ajudar com a câmera ou me dar uma ajuda quando eu tivesse cansada de editar. Eramos eu e a minha coragem. Foram alguns vídeos perdidos até conseguir por o primeiro no ar mas, eu perseverei e deu certo! 

Com as postagens eu também tive alguns desafios e trouxe novas experiências aqui pro blog. Fiz uma entrevista com um estilista renomado, o Walter Rodrigues (se ainda não leu veja aqui a Parte I e Parte II). A oportunidade da entrevista caiu no meu colo e eu que não sou boba nem nada me atraquei com ela igual a um lutador de UFC. Também tive a oportunidade de participar de um evento de moda aqui em Teresina. Sem contar a luta diária que era (e continua sendo) a busca por conteúdos bacanas!

Quem estava por lá!

Enfim, depois de blog no ar e relatório pronto era hora de defender o meu futuro. Fui lá! Na cara e na coragem e com o apoio moral do meu namorado, dos meus pais e de algumas amigas. Sabe, a defesa não é tão ruim quanto pintam. Você só vai falar de um trabalho que você fez. Sim, tem muita coisa em jogo, mas fé em Deus e um pouco de coragem nos levam para além daquilo que sonhamos. É nisso que eu acredito!

E no final das contas eu passei! Nós passamos! Afinal, o blog não existem sem leitores, não é?! Então encerro por aqui por que este post está enorme com um agradecimento a todos que de alguma forma colaboraram para isso (não vou citar nomes porque tenho medo de esquecer alguém).

Acabou! Pautando Estilo é 10!

E que venham os novos desafios!
(P.s.: Sinto cheiro de posts sobre formatura)

  • Compartilhe:

Você também vai Gostar

6 comentários

  1. que maneiro, leticia! não sabia que o PA tava por trás da ideia do seu tcc.
    parabéns e tudo de bom.
    bj, yanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Yanna!! Bem diferente, né?! Achei que era justo compartilhar isso com o público. Obrigada pelo incentivo!!

      Excluir
  2. Parabéns, Letícia. seu blog é ótimo e só poderia mesmo ter ganho 10 no tccc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dri! Fico muito feliz que você tenha gostado *------*

      Excluir
  3. Que bonito, Letícia!!! Muito bom compartilhar isso com os leitores! Mto sucesso, gata!
    Estou adorando seus posts e acompanho seu canal tbm. Massa. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é um amor Bia! Obrigada por acompanhar desde o blog antigo! Sucesso pra você também!! Saudaaaades <3

      Excluir

Curtiu? Deixe seu comentário!

As imagens usadas no blog são extraídas da internet e algumas não possuem os créditos do autor. Caso encontre alguma imagem de sua autoria, comunique ao endereço contato@pautandoestilo.com para que sejam devidamente creditadas.