Dicas para comprar com segurança na Internet

17 junho


Adoro comprar coisas pela internet. É incomparavelmente mais cômodo, você pode pesquisar bastante os preços, achar promoções, cupons de desconto e com alguns cliques você pode comprar desde livros, material de trabalho, roupas, eletrônicos, enfim a lista é enorme.

Mas não é sempre que as coisas acontecem como a gente espera, não é?! Quem nunca teve aquele problema com a entrega de um produto ou teve dificuldades para fazer uma troca? E como saber se o site é confiável, e as lojinhas do Instagram?

Hoje eu venho compartilhar alguns macetes que aprendi nestes anos de compras pela internet e como tentar se prevenir de possíveis golpes ou dores de cabeça. Sei que tem muitas coisas que a gente não prevê mas tem algumas medidas que podemos tomar para evitar transtornos, claro que ainda sim, isso não é garantia de que não possamos cair em alguma "cilada" mas com certeza devemos ser cautelosos.

0
1. Observe se os sites são confiáveis
Eu particularmente prefiro comprar em sites grandes e conhecidos pois de certa forma isso me tranquiliza. Mas atentem para os layouts e endereços dos sites. Digo isso por que uma vez meu pai quase compra de um site falso. Ele tinha o layout praticamente igual ao da loja verdadeira mas a diferença estava no endereço. Onde deveria ter apenas o nome da loja, o endereço era: "www.nomedaloja.compras.br. " verifiquei e descobri que era um site falso.

2. Observe se o site possui certificados de segurança
Esses certificados costumam ficar na parte inferior da página


3. Pergunte aos amigos sobre experiências com o site
Nada melhor de que saber a experiência de pessoas que você confia, não é? Pergunte aos seus amigos se conhecem o site, se já ouviram reclamações sobre ele, sobre entrega. 

4. Pesquise sobre a reputação da loja
Não basta pesquisar somente com amigos e pessoas próximas! Procure em fóruns especializados na internet como o "Reclame aqui". Eles possuem relatos e várias informações bastante úteis

5. Observe se a loja oferece canais de comunicação
Avaliar isso é muito importante em caso problemas com a sua compra. Verifique se o site possui chats, telefones e emails para contato, SAC entre outras funcionalidades que facilitem o seu contato.

A gente te entende, Becky!

6. Veja se a loja oferece "ambiente seguro"
Para saber saber se o ambiente do site é seguro e que os dados de seu cartão de crédito não serão abertos verifique se próximo ao link de endereço da loja aparece o desenho de um cadeado. Esse desenho também deve permanecer no momento de finalizar as compras.



7. Leia a descrição completa do produto 
Quantas vezes por falta de atenção você não comprou um eletrônico com voltagem errada por falta de atenção? Ou aquele produto era bem menor do que o que você imaginava? É importante ler a descrição completa dos produtos, assim você evita transtornos.

8. Procure pelo feedback de outros compradores
Sabe aquele sapato maravilhoso que você viu na internet? Às vezes a forma dele é bem maior do que o esperado para a sua pontuação; Ou aquele celular que parece incrível, mas trava demais? Pois é, ver a experiência de outras pessoas com aquele produto pode ser fundamental para a sua decisão, afinal a gente quer ficar satisfeito com nossas aquisições, né nom?

9. Cuidado com ofertas enviadas por e-mail
Essa eu nem preciso explicar muito, né?! Diariamente a gente recebe centenas de emails e alguns deles podem conter vírus que podem clonar dados pessoais importantes ou te redirecionar para sites falsos.

10. Faça pesquisa de preço
Por que promoção e desconto é bom e a gente gosta! Não tem nada mais chato do que comprar sem pesquisar e depois descobrir que aquele produto que você queria estava mais em conta em outro site ou tinha frete grátis para sua casa, não é?!

#DicaBônus: Mantenha o seu antivírus atualizado! Eles não ajudam a identificar arquivos de procedência duvidosa como também sites falsos. Foi assim que descobri que o site que citei no exemplo do item 1 era falso. 
Sobre as Instalojas é um pouco mais complicado, pois não exitem meios tão eficazes como nos sites. Mas as dicas 5, 7 e 8 são válidas. Outro ponto que preciso destacar é sobre a entrega. Se a retirada dos produtos for feita pessoalmente prefira marcar a retirada em locais movimentados como shoppings e praças, por exemplo. Infelizmente vivemos num mundo perigoso e algumas medidas de segurança são importantes para nossa segurança.

Montei o infográfico abaixo para vocês salvarem e compartilharem com os amigos!



E aí, já conheciam as dicas?
Quais medidas de segurança vocês costumam tomar nas compras online?

  • Compartilhe:

Você também vai Gostar

2 comentários

Curtiu? Deixe seu comentário!

As imagens usadas no blog são extraídas da internet e algumas não possuem os créditos do autor. Caso encontre alguma imagem de sua autoria, comunique ao endereço contato@pautandoestilo.com para que sejam devidamente creditadas.