Guia do Cronograma Capilar #01

16 dezembro


Como toda leonina que se preze eu sou apegadíssima com o meu cabelo, procuro sempre estar com ele bonito e bem cuidado. E foi numa dessas minhas voltas por dicas, produtos e cuidados que eu descobri o Cronograma Capilar há alguns anos atrás. Estranhamente eu nunca falei desse assunto por aqui.

Esse tema é bem extenso e por isso vou dividir em duas partes. Hoje eu vou explicar o que é o Cronograma Capilar, como funciona e quais são as fases dele. No próximo post eu vou te ensinar como identificar quais as necessidades do seu cabelo e a partir disso montar o seu cronograma que tem que ser personalizado para que você tenha bons resultados. Vamos nessa?!

O que é o Cronograma Capilar (CC)?
O CC consiste em alternar tratamentos de Hidratação, Nutrição e Reconstrução de acordo com as necessidades do cabelo. 

Por que fazer o CC?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não é indicado apenas para quem está passando pela transição capilar (deixando o cabelo crescer sem químicas, seja alisamento ou colorações) ele é indicado para TODOS os tipos de cabelo, naturais, com química, com tintura, cacheados, crespos, lisos. Isto por que todos os cabelos precisam de hidratação, nutrição e reconstrução. O que muda são as necessidades de cada cabelo.

Como Funciona?
Sabe quando você gasta rios de dinheiro numa boa máscara de cabelo e ela não dá o resultado esperado? Isso pode ser por que os ativos da máscara não são o que o seu cabelo precisa no momento. Por exemplo, se o seu cabelo está elástico por ter passado por uma química de transformação, ele provavelmente irá precisar de mais reconstrução do que nutrição.

Com o decorrer do cronograma, as necessidades do seu cabelo vão mudando e você deve mudar o cronograma. 

Quais são as fases do CC?
Antes de falar das fases do Cronograma, vale a pena comentar que ler o rótulo dos produtos é fundamental na hora de escolher o que usar no seu cronograma. Na composição eles estão dispostos por ordem de quantidade, ou seja, quanto mais os ativos estiverem no início da composição, melhor. 

Fiquem atentas a máscaras que contém Parafinas e Petrolatos listados entre os primeiros componentes pois em resumo, eles são agentes que dão apenas um efeito superficial no cabelo, sem tratar profundamente (é uma longa história e assunto para outro post).

Fiz a lista de ativos de cada fase do cronograma em formato de imagem para salvar e usar na hora das compras.


Hidratação
A hidratação consiste na reposição de água no cabelo, indicada para cabelos ressecados. 
Fonte: Blog Juro Valendo

Nutrição
A Nutrição é a reposição lipídica, indicada para cabelos porosos.
Fonte: Blog Juro Valendo

Reconstrução
Reposição de massa, indicada para cabelos danificados.
Fonte: Blog Juro Valendo
Em breve eu libero a parte 2 explicando como descobrir as necessidades do seu cabelo e como montar o cronograma!

  • Compartilhe:

Você também vai Gostar

0 comentários

Curtiu? Deixe seu comentário!

As imagens usadas no blog são extraídas da internet e algumas não possuem os créditos do autor. Caso encontre alguma imagem de sua autoria, comunique ao endereço contato@pautandoestilo.com para que sejam devidamente creditadas.