A cor Ideal: Minha experiência com análise de coloração pessoal

16 julho


Vale dar aquele "Oi, Sumida!"? Depois de um período de hiato, estamos de volta com a programação do blog. Vocês sabem que nem sempre eu consigo dar conta de manter um cronograma de postagens regular aqui no blog, mas eu sempre volto 💜! Vou me programar para trazer conteúdo novo pelo menos uma ou duas vezes na semana, prometo que irei tentar.

Quem me acompanha no Instagram @leticialustosa_ (se você não segue, vai lá me dar uma moralzinha), viu que há uns 15 dias atrás eu fiz uma Análise de Coloração Pessoal. Não mostrei nem expliquei muita coisa pois ganhei essa consultoria de presente no estágio e não tive nem tempo de registrar nada para um post aqui no blog ou no Instagram, e como é um assunto um pouco extenso, achei que seria válido um post aqui.


O que é

Para quem não sabe do que se trata a Análise de Coloração Pessoal, é um estudo realizado por um Designer de Moda especializado em Consultoria de Imagem (ou outro profissional da moda qualificado para tal) onde ele irá avaliar com base em várias técnicas qual são as cores que mais combinam com você.

A partir disso, você poderá usar as cores que mais combinam com você e destacam seus traços. A princípio você pode pensar que isso é bobagem, mas utilizar cores inadequadas para você pode ressaltar linhas de expressão, manchinhas na pele, olheiras. Também podem massar uma mensagem errada sobre você, como parecer doente ou que não condiz com a sua personalidade, entre outras coisas.

Exemplo disso, temos nessa montagem com a atriz Cameron Diaz. Vejam que o preto pesa bastante nela, ressalta as linhas dos olhos e deixa uma expressão cansada e abatida. Já o azul deixa ela mais radiante, a pele  mais iluminada, com aspecto mais saudável e a expressão facial mais suave.
Preto não é a cor da Cameron Diaz. Créditos da Imagem

Como funciona

Vou explicar como é o Método Sazonal Expandido, que foi utilizado em mim. Existem outros métodos, depende de cada profissional.

Primeiramente você deve estar sem nada de maquiagem, sem quaisquer acessórios e com a roupa na cor que o profissional indicar. Para iniciar o estudo, o profissional irá "neutralizar" você cobrindo-a com um tecido neutro e uma faixa na cabeça para tampar o cabelo. A partir daí começará a avaliação.

Primeiramente ele irá descobrir qual e a base do seu tom de pele, se é quente, frio ou neutro. No meu caso, minha pele tem base neutra.

Depois disso, ele irá definir sua paleta de cores a partir das Estações do Ano, Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada uma delas possui algumas subestações e cada das subestações tem a sua própria bandeira, que é um conjunto de tecidos coloridos que compõe aquela cartela de cor.

Esse processo é o que mais demora, pois o consultor irá passar as bandeiras de uma por uma, todas as cores, quantas vezes forem necessárias até achar a sua cartela. A minha é Inverno Intenso.

Essa é a minha cartela de cores! Eu simplesmente AMEI! Tem todas as cores que eu gosto e que me sinto confortável em usar: preto, branco, rosa, azul, vermelho e o meu amado violeta. As duas últimas cores são o prata e o dourado, eu combino com os dois tons! Achei o máximo pois uso ambos.

Depois dessa consultoria, tenho tentado colocar essas cores no meu dia a dia e notei que eu pareço "melhor", mais corada, com uma pele melhor, é uma coisa muito sutil, não sei explicar mas posso afirmar que faz diferença. Fora que ganhei opções de cores pois que eu vivo basicamente de preto e branco (que também estão na minha cartela), tem me ajudado a sair da minha zona de conforto e isso é muito bom.

  • Compartilhe:

Você também vai Gostar

0 comentários

Curtiu? Deixe seu comentário!

As imagens usadas no blog são extraídas da internet e algumas não possuem os créditos do autor. Caso encontre alguma imagem de sua autoria, comunique ao endereço contato@pautandoestilo.com para que sejam devidamente creditadas.